quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Os Anfíbios

Os representantes mais conhecidos deste grupos são os sapos , as rãs e a perereca. Mas existem ainda outros menos comuns, como o salamandra e cobra-cega.
→ Características dos Anfíbios:
Apesar de diferentes aparências esses animais apresentam características semelhantes:
·Pele humida, geralmente sem escamas e pobre em queratina.
·São pecilotérmicos, isto é, a temperatura do corpo varia de acordo com a do ambiente.
·Na faze adulta, os anfibios respiram por meio de branquias, quando ficam adultos respiram por meio de pulmão e pele (cutânea).
·São carnívoro.
.Os orgãos de sentido são:
olhos: são protegidos por pálpebras.
orelhas: o sapo não tem orelha externa e sim uma membrana chamada tímpano.
pele: apresenta terminações nervosas.

→ Reprodução do anfíbios :
Em cada espécie de anfíbios existem machos e fêmeas. Nos sapos e rãs, a cópula realiza-se na água e na reprodução ocorre de seguinte maneira:
O macho abraça a fêmea subindo em suas costas. A fêmea deposita os ovos na água o macho simultaneamente descarrega os espermatozóides sobre eles(fecundação externa). Alguns correm risco de serem devorados por animais diversos os que sobrevivem, uma semana depois, viram girinos. A medida do tempo começarão a surgir os membros e sumirá a cauda. Na salamandra a fecundação é interna.



→ Principais ordens dos anfíbios
Tradicionalmente, os anfibios são agrupados em três ordens: a dos Anuros, a dos Urodelos e a dos Apodes. Vejamos agora cada uma dessas classes observando suas principais características.

Anuros-Esse subgrupo compreendem os seguintes animais: os sapos, as pererecas e rãs, animais desprovidos de calda no estado adulto.Eles vivem em lugares humidos e na água. O corpo divide-se em cabeça, tronco e membro. Os membros posteriores são maiores que os anteriores e estão adaptados ao salto. As pererecas possuem ventosas na ponta dos dedos que as permitem escalar árvores e outras coisas.

Urodelos-Vivem em terra firme, procuram lagos e rios na época de reprodução. Os filhotes permanecem na água durante as primeiras fazes de desenvolvimento. O corpo é formado por cabeça, pescoço, tronco, calda comprida e quatro membros, são raros no Brasil (salamandras e tritões).

Ápodes-Este grupo compreendem as cecilhas ou cobra-cegas, não tem perna, e seu corpo tem formato
em cilindro, algumas espécies, tem escamas, vivem geralmente enterradas no solo ou em ambientes aquáticos. Apresentam mandíbulas e passando-se o dedo em seu dorso percebe-se a presença da caixa craniana e da coluna vertebral.

Um comentário:

Neneca disse...

Muito tri tua pesquisa. Parabéns!